Printer Friendly, PDF & Email

O Observatório de Política e Gestão e Hospitalar, um projeto da Fundação Oswaldo Cruz em desenvolvimento, financiado com recursos do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH/SAS/MS), tem por objetivo a produção e disseminação de informações, conhecimentos e orientações práticas, contribuindo para o debate e o aprimoramento da política de saúde no campo da atenção hospitalar.

Para essa finalidade, articula de forma permanente, uma rede de instituições colaboradoras e de especialistas nos quais se incluem gestores de saúde, administradores hospitalares e pesquisadores para orientar a produção de estudos e recomendar ações no campo da política e gestão hospitalar.  

Em seu portal na Internet são publicados estudos e informações relevantes à gestão da área e também ficam disponíveis, a colaboradores e sociedade em geral, através de ferramentas interativas, informações qualificadas e sistematizadas relativas à saúde da população, à capacidade instalada da rede hospitalar e à produção dos serviços dessas unidades.

Nesse primeiro momento estão disponíveis informações do Estado do Rio de Janeiro - ERJ, que podem ser consultadas através da ferramenta Tabnet BD, configurada exclusivamente para o OPGH.  Os Tabnets atualmente disponíveis englobam indicadores de interesse da saúde com desagregação municipal, informações do SIH – Sistema de Informações Hospitalares do SUS, permitindo a consulta por estabelecimento, cruzamento de procedimento e diagnóstico, entre diversas outras; e, SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tendo sido selecionados as unidades que informam dispor de leitos de internação, localizados no ERJ. A consulta pode ser feita por estabelecimento e uma gama de informações sobre características, estrutura e capacidade instalada podem ser tabuladas.

Painéis com informações extraídas dos bancos de dados propiciam uma visão geral sobre a rede hospitalar no Estado.