O Observatório de Política e Gestão e Hospitalar da Fundação Oswaldo Cruz produz e dissemina informações, conhecimentos e orientações práticas no campo da atenção hospitalar, contribuindo para o debate e o aprimoramento das políticas de saúde no Brasil. É um projeto financiado com recursos do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH/SAS/MS).
Para essa finalidade, articula de forma permanente uma rede de instituições colaboradoras e de especialistas nos quais se incluem gestores de saúde, administradores hospitalares e pesquisadores, para orientar a produção de estudos e recomendar ações no campo da política e gestão hospitalar.
Neste portal são publicados estudos e informações relevantes à gestão da área e também ficam disponíveis, a colaboradores e sociedade em geral, através de ferramentas interativas, informações qualificadas e sistematizadas relativas à saúde da população, à capacidade instalada da rede hospitalar e à produção dos serviços dessas unidades.
Nesse primeiro momento estão disponíveis informações do Estado do Rio de Janeiro - ERJ, que podem ser consultadas através da ferramenta Tabnet BD, configurada exclusivamente para o OPGH. Os Tabnets atualmente disponíveis englobam indicadores de interesse da saúde com desagregação municipal, informações do SIH – Sistema de Informações Hospitalares do SUS, permitindo a consulta por estabelecimento, cruzamento de procedimento e diagnóstico, entre diversas outras; e, SCNES – Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, tendo sido selecionados as unidades que informam dispor de leitos de internação, localizados no ERJ. A consulta pode ser feita por estabelecimento e uma gama de informações sobre características, estrutura e capacidade instalada podem ser tabuladas.
Painéis com informações extraídas dos bancos de dados propiciam uma visão geral sobre a rede hospitalar no Estado.