01/08/25

 

Na primeira edição da seção “Artigo Destaque” do OPGH/Fiocruz, destacamos o artigo “Alta hospitalar de pacientes adultos e idosos: elaboração e validação de checklist”, publicado em 2023 na revista Acta Paulista de Enfermagem e disponível em Acesso Aberto. O texto é assinado por Jociele Gheno, Amanda Aires Lombardini, Kellen Cristina Araújo e Alisia Helena Weis. A pesquisa tem o objetivo de descrever a elaboração e a validação do conteúdo de um checklist para o preparo da alta hospitalar de pacientes adultos e idosos.

Métodos

  • Estudo metodológico desenvolvido de maio de 2020 a setembro de 2022 (em duas etapas) para elaboração e validação do checklist.
  • Foi usada a técnica Delphi, com avaliação por um comitê de especialistas para validação de conteúdo.
  • Para o cálculo do grau de concordância, utilizou-se a taxa de concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC).

Resultados 

Foi elaborado e validado um checklist com 17 itens que ajudam a organizar a alta hospitalar. O checklist foi elaborado partindo da compilação dos resultados obtidos em entrevistas realizadas com os profissionais de uma equipe multidisciplinar, os quais atuavam em unidades de internação, revisão integrativa sobre a transição do cuidado na alta hospitalar de pacientes adultos e leitura de artigos sobre o uso de checklist para a alta. Na primeira etapa de validação, foi obtida uma média para a taxa de concordância, para abrangência (94%) e pertinência (91%) do instrumento. Ao final da segunda rodada, foi obtida a média do cálculo do IVC (clareza: 0,95; pertinência: 0,96).

Conclusão

checklist foi validado quanto ao seu conteúdo por consenso pelo comitê de especialistas, podendo ser utilizado por equipes assistenciais ou de gestão de altas hospitalares.

Comentário (equipe OPGH) 

Por Simone Ferreira 

A gestão da alta é uma estratégia que favorece a eficiência hospitalar e a satisfação de pacientes e familiares. A alta pode envolver uma série de questões, algumas delas identificadas no momento da internação. Uma iniciativa que tem sido adotada é o escritório de gestão de altas (EGA), cuja finalidade é garantir uma alta segura e planejada. 

A atuação do EGA envolve o plano de cuidados, contemplando as diferentes necessidades dos pacientes — sociais, logísticas, entre outras — e, principalmente, a transição segura do cuidado. Essa transição pode ocorrer tanto entre unidades dentro do hospital (como do CTI para a enfermaria) quanto entre diferentes níveis da rede de atenção à saúde (como do hospital para a Atenção Primária ou para o cuidado domiciliar). 

Diversas ferramentas vêm sendo implementadas para qualificar essa transição e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

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Saiba mais 

Veja aqui um conjunto de ferramentas para comunicação efetiva: