Mapeamento do contágio, evolução do número de casos, número de leitos e de respiradores disponíveis, letalidade, habilitação de leitos, número de vacinados e onde encontrar vacinas: diversas ferramentas contribuem para o monitoramento da pandemia de coronavírus. O Observatório de Política e Gestão Hospitalar (OPGH) da Fiocruz, cumprindo seu papel de trazer informação de qualidade para gestores, profissionais de saúde e para a população em geral, selecionou algumas iniciativas.

Vacinômetros COVID-19

Com o início da vacinação no Brasil (em 17 janeiro de 2021), algumas gestões optaram por divulgar um placar com o número de vacinados. Os monitores também mostram o horário da última atualização.

Nacionais

Onde Tem Vacina

O site Onde Tem Vacina é uma iniciativa voluntária, em plataforma opensource, por meio do qual é possível consultar os postos de vacinação e quais vacinas estão disponíveis - e isso em todo o território brasileiro. Onde as informações disponibilizadas pelo SUS são incompletas (como nos casos de postos volantes), os usuários indicam a informação em tempo real. O site funciona como o Waze: quanto mais pessoas usam, melhor ele funciona. O site possui versão para celular e notebook. 

Mapa da vacinação contra COVID-19 no Brasil

O site G1 fez um monitor exclusivo da vacinação no país, que também oferece de forma interativa os dados de vacinação por estados da federação. Regionais

governo de São Paulo

estado de Minas Gerais

prefeitura do Rio

Internacionais

Our World in Data

O painel da Universidade de Oxford traz diversos gráficos ajustáveis, utilizando diversas métricas (tais como números absolutos, proporções ou número de vacinados por 100 mil habitantes) para monitorar a vacinação pelos países do mundo. As fontes dos dados são os ministérios da saúde (ou equivalentes) dos diversos países; no caso brasileiro compilados pelo Ministério da Saúde no monitor Coronavírus Brasil.

Independentes

Jacaré tracker

De maneira irreverente, o Jacaré tracker monitora quantas pessoas foram vacinadas no Brasil e no mundo, e quantas viraram jacarés. Os dados são provenientes do Our World in Data,  além do independente Coronavirusbra1.

Dashboard de disponibilidade de vacinas contra COVID-19 no Brasil

Este painel acompanha as doses já aplicadas no Brasil, as disponíveis e as que estão em produção, além das doses contratadas, as prometidas e que estão em negociação. Ele também aponta quantas doses são necessárias para vacinar a população prioritária e como um todo - indicando o quanto falta para que estes objetivos sejam alcançados. 

Monitores da pandemia

Nacionais

Big Data Covid Fiocruz

A ferramenta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICIT) da Fiocruz fornece estatísticas detalhadas não somente da evolução e do acumulado diário dos casos (no Brasil e por unidade da federação), bem como realiza o cruzamento de dados demográficos e de mobilidade da população com a incidência da doença, além de fazer projeções. Com perfil mais científico, a ferramenta traz os parâmetros dos modelos estatísticos utilizados para a inferência dos cenários e as medidas de contenção por estado. Na interface, também é possível encontrar notas técnicas sobre a disseminação do coronavírus e tendências atuais da pandemia.

Coronavírus SUS

O SUS criou um aplicativo que ajuda a monitorar não apenas as pessoas que desenvolvem sintomas da COVID-19, bem como traz dicas de prevenção, as unidades de saúde  ais próximas, notícias do Ministério da Saúde e até uma ferramenta de checagem de fake news.  Ele também conta com um painel da situação epidemiológica brasileira, no qual é possível acompanhar os casos confirmados, o número de óbitos e a letalidade por estado. 

Coronavírus Brasil

Por meio do aplicativo Coronavírus SUS ou pela internet, é possível acessar o painel Coronavírus Brasil, do Ministério da Saúde (MS). Além do panorama da pandemia no país (por região e por estado), ele traz a evolução dos casos por semana epidemiológica, desagrega os dados nacionais de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e informa sobre os insumos e leitos de UTI disponibilizados aos estados pelo MS. No caso do painel geral e do dados sobre SRAG, é possível fazer o download em arquivo csv.

Painel de Monitoramento de EXCESSO de Mortalidade

Este painel do Ministério da Saúde foi lançado em janeiro de 2021 e monitora, com base nos dados do Portal da Transparência dos Cartórios do Registro Civil do Brasil, do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e também nas estimativas populacionais preliminares elaboradas pelo Ministério da Saúde/SVS/DASNT/CGIAE, os óbitos por causas naturais em todo país. O objetivo da iniciativa, realizada com a colaboração da Zenysis Technologies e da Vital Strategies Brasil  é dar mais subsídios para a vigilância em saúde no Brasil.

Leitos SRAG/UTI - Monitoramento de habilitações

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) lançou, em janeiro de 2021, um painel que monitora exclusivamente as habilitações de leitos SRAG/UTI. Nele, é possível extrair as informações desde os nível municipal até o federal, por dia e por mês, tipo (pediátrico ou adulto) e por natureza jurídica. O painel também fornece o valor total das habilitações (o que desconta o valor e número de leitos desabilitados).

Pandemia do Coronavírus no Brasil – Rank BR

A ferramenta Pandemia do Coronavírus no Brasil, da Rank BR, traz os números confirmados de infectados, óbitos e também de quantos pacientes estão curados. Ela também geolocaliza os dados por região, informando quais estados estão em situação de emergência (colapso hospitalar), além de fazer uma análise descritiva da estatística de óbitos por faixa etária e por grupos de risco. Outro dado importante e que pode ser considerado proxy da situação da assistência hospitalar é a letalidade por estado.

Brasil.io

O monitor Brasil.Io é resultado de uma força-tarefa de 40 voluntários que, diariamente, compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde –  disponibilizando uma base de dados com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município. A ferramenta ainda fornece outras bases estruturadas, como população dos municípios afetados, óbitos suspeitos registrados em cartório, etc.

PAINEL CONASS COVID-19

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde fez a sua própria ferramenta de casos de Covid-19 no país, atualizados com os casos dia-a-dia e acumulados, todos os dias, até às 18h.

Labcidadefau.carto.com

O LabCidade - Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) criou um monitor que geolocaliza os casos de hospitalização e os óbitos de COVID-19 na cidade de São Paulo. Os dados são fundamentais para formulação de políticas públicas de combate à pandemia levando em consideração as variantes micro e macrorregionais da maior cidade do país.

IBGE Covid-19

Esta plataforma interativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz mapas interativos que permitem analisar simultaneamente 24 indicadores de todos os municípios do país. O intuito é fornecer subsídios para os gestores planejarem suas ações contra a pandemia da Covid-19. Além do IBGE, o painel reúne informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Covid-19 Kunumi

A startup Kunumi e o  LIA-UFMG (Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Minas Gerais) desenvolveram esta ferramenta que usa inteligência artificial para identificar as variáveis que predizem as mortes por Covid-19. Os dados que alimentam o modelo são do Banco Mundial, Universidade de Oxford, World Life Expectancy, Our World In Data e ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças) e se aplicam a diversos países. Além do Brasil, a ferramenta analisa os dados da África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Equador, Egito, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Índia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e Suécia.

COVID-19 Analytics

Professores de diversas especialidades da PUC-Rio se reuniram e criaram esta ferramenta de predição de casos e óbitos no Brasil até duas semanas a frente. O modelo fornece a previsão da evolução do número total de casos reportados, número de novos casos, a taxa de crescimento e é aplicado também para mortes, estimado em uma relação entre o Brasil e países que foram afetados pela pandemia em um período anterior. Os dados relativos ao Brasil são do Ministério da Saúde.

Scancovid-19

O Icict/Fiocruz também criou um painel que monitora a produção de conhecimento sobre a pandemia, automatizando a captura de registros de publicações pre-prints, ensaios clínicos, artigos revisados por pares e ainda retratações, no Brasil e no mundo. 

Monitor do Coronavírus Lagom Data

Além dos tradicionais índices da COVID-19, o painel Lagom Data também monitora os indicadores sociais da pandemia - tais como mortes no trabalho e a mudança do perfil etário dos óbitos, observado após o início da vacinação no país. O painel traz ainda as análises encomendadas por veículos jornalísticos, que exploram curiosidades como a escalada do vírus na virada de 2020 para 2021 e a desigualdade na vacinação dos idosos em São Paulo.

 

 

Regionais

Painel Rio COVID-19

O Painel Rio COVID-19, da prefeitura do município do Rio de Janeiro, monitora a evolução dos casos confirmados por bairro e por Área de Planejamento de Saúde (AP), o número de óbitos e de pacientes recuperados. Também distribui os óbitos por faixa etária, e traz a taxa de letalidade e de incidência. A ferramenta traz ainda o acumulado de hospitalizações e de internações em leitos de UTI por dia, a distribuição das mesmas entre a rede municipal e o SUS de forma geral, e faz projeções do número de casos (atualizadas semanalmente). Em janeiro de 2021, a plataforma foi substituída pelo Painel coronavírus COVID-19, mas continua ativa com os dados de 2020.

Painel coronavírus COVID-19

O governo do estado e do município do Rio passaram a concentrar as informações sobre a pandemia neste monitor a partir de janeiro de 2021, no qual é possível acessar o mapa de risco do estado, as notificações de COVID-19 e SRAG, os óbitos por data de confirmação e de ocorrência, além da ocupação de leitos por município e por região de saúde. A regulação (que se tornou única) também está disponível, bem como notas técnicas e calendário epidemiológico.

Censo hospitalar SMS-Rio

Em 2021, a Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro publicou painel com o censo das unidades hospitalares da cidade. É possível visualizar por UTI e UI (unidade de internação) e clínica médica, adulto e pediátrico. O monitor ainda mostra os leitos livres, ocupados e impedidos, além daqueles exclusivos para atendimento COVID-19.   

Covid em tempo real - IRRD
 

O Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco – iniciativa conjunta do Departamento de Engenharia Agrícola (GEOSERE-UFRPE) e do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA-UFPE) – criou a ferramenta Covid em Tempo Real, que mapeia a pandemia no estado de Pernambuco, no Brasil e no mundo. Também de cunho mais científico, ela traz dados sobre testes PCR realizados no estado, calculadora epidêmica, o total de casos x curvatura de Forman-Ricci, gráficos interativos, tabelas (que podem ser extraídas em csv, Excel ou PDF), mapas e dados sobre a geodinâmica da pandemia.

CoVida

A “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade” é um projeto de colaboração científica e multidisciplinar que conta com painel da evolução da pandemia no Brasil (e suas especificidades na cidade de Salvador) boletins, artigos científicos e notas técnicas. É uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com apoio de colaboradores de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

Monitora Covid-19

O Consórcio Nordeste elaborou e lançou o aplicativo Monitora Covid-19 – pelo qual o usuário estabelece uma comunicação direta com um profissional de saúde, é monitorado e direcionado para a unidade de saúde mais próxima em caso de piora. O Monitora Covid-19 funciona como uma sala de situação para apoiar os governos locais nas tomadas de decisão de combate à pandemia e prestação de assistência aos doentes.

Painel Covid-19 nas favelas

O Painel Covid-19 nas favelas é uma iniciativa do Voz das Comunidades para monitorar o avanço da pandemia nas comunidades pobres da cidade do Rio. Os dados de contaminados, óbitos e de altas de pacientes das favelas são atualizados todos os dias com base em dados da prefeitura e do governo do estado.

Monitor Covid-19 na Amazônia

Com dados do Brasil.io, o Infoamazonia fez seu painel Monitor Covid-19 dos estados da Amazônia legal, atualizadas diariamente. Além da evolução da doença, o monitor também traz dados da infraestrutura médica da região - conhecida como um "deserto hospitalar".

Coronavírus São Paulo

A secretaria de saúde do estado de São Paulo atualiza diariamente seu boletim COVID-19, que traz a situação dos municípios, com destaque para a região metropolitana. O painel também compara a situação de São Paulo com a do Brasil e do mundo. 

Painel do coronavírus nos estados

O jornal O Globo lançou um painel de monitoramento que acompanha a situação da pandemia em todos os estados por meio das tendências do número de mortes diárias. Na ferramenta também é possível filtrar por média móvel de mortes e de casos por unidade da federação. 

Monitoramento COVID-19 (RS)

O governo do Rio Grande do Sul criou um painel com a situação hospitalar do estado durante a pandemia - ele traz  detalhes das internações hospitalares (como ocupação de leitos de UTI SUS e privados adulto e pediátricos, respiradores), além da situação por macrorregião, municípios e as chamadas "região COVID".  

Painel COVID-19 (ES)

O estado do Espírito Santo também possui seu painel de acompanhamento da pandemia no qual é possível extrair os dados por região, por município e especificamente pela região da Grande Vitória. Além disso, é possível listar por bairros, raça/cor, faixa etária, gênero - e ainda há categorias específicas de gestantes e profissionais de saúde. 

JF Salvando Todos

Iniciativa da faculdade de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o painel tem o objetivo de auxiliar gestores e traz, além de dados gerais por regiões de saúde e regiões do IBGE, a situação específica da cidade de Juiz de Fora e municípios do entorno, além de Governador Valadares (onde a UFJF também possui campus) e Lavras, onde tem um polo. O monitor conta com gráficos, boletins informativos, vídeos e notas técnicas produzidas pela UFJF. 

Painel Mais Saúde

A secretaria de saúde do Mato Grosso do Sul disponibiliza desde junho de 2020 o Painel Mais Saúde, com indicadores da pandemia também desagregados por município, decretos e notas técnicas. A plataforma traz ainda o Painel Gestão de Leitos - com dados da ocupação de leitos covid-19 no estado. 

Observatório Fluminense Covid-19

Pesquisadores do estado do Rio fizeram este monitor independente que traz a situação epidemiológica do estado do Rio de Janeiro, do Brasil (por estados e regiões) e do mundo (com destaque para a América Latina). O painel ainda fornece análises preditivas e traz relatórios, notas técnicas, materiais educativos e links para outros sites de monitoramento.  

Internacionais

Coronavirus (COVID-19)

O painel da Organização Mundial de Saúde (OMS) monitora a evolução dos casos de COVID-19 no mundo, incluindo os números diários e acumulados. Ele também compara os dados por região do globo e por país – em dezembro de 2020, o Brasil é o terceiro país com mais casos da doença, atrás dos EUA e da Índia.

COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU )

O painel do Centro de Pesquisa de Coronavírus da John Hopkins University monitora os casos mundiais da COVID-19 e dá atenção especial aos dados da pandemia no Estados Unidos, trazendo o números de casos confirmados, de óbitos e a taxa de letalidade por estados/territórios e por condados norte-americanos. As tendências críticas na pandemia também são rastreadas pelo planeta e podem ser compreendidas por meio de gráficos animados, linhas do tempo e análises. A ferramenta também possui links com as últimas notícias, de informações úteis sobre a doença, indica newsletters e disponibiliza vídeos e lives explicativas com os pesquisadores do instituto.

Predictive Monitoring of COVID-1

Produzido pelo SUDT DataInnovation Lab – uma iniciativa de pesquisadores de diversos países na Singapore University of Technology and Design –  o painel Predictive Monitoring of COVID-1 faz estimativas da evolução da pandemia em diversos países do mundo, atualizadas constantemente com raspagem de dados governamentais sobre a evolução da doença. Este painel tenta prever, de forma dinâmica, qual o provável fim da primeira onda da epidemia em cada país.

PoliMap Covid-19

O PoliMap é uma iniciativa voluntária e multidisciplinar de pesquisadores de várias partes do mundo que monitora as respostas dos governos nacionais à pandemia. Estas respostas estão divididas em quatro eixos: iniciativas para reduzir a transmissão viral, para ampliar a capacidade dos serviços de saúde, mitigar as consequências negativas da pandemia e estratégias de governança. Os pesquisadores interessados também podem submeter um formulário para poder colaborar com a plataforma.

COVID-19 Health System Response Monitor

A OMS desenvolveu um monitor específico das medidas adotadas pelos sistemas de saúde nacionais para enfrentar a pandemia de COVID-19. Por ele, é possível saber que medidas foram implantadas, fazer a comparação entre países e fazer análises cruzadas. Também é possível baixar em PDF​ os resultados das análises. O Brasil, no entanto, não encontra-se na ferramenta. ​​​​​​

IHME Covid Projections

Este monitor, desenvolvido pelo The Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) – centro de pesquisa independente da saúde global na University of Washington –  traz os dados não apenas de casos e óbitos, bem como as taxas de isolamento e indicadores de uso do sistema hospitalar (leitos, leitos de UTI e respiradores) por país. O Brasil encontra-se nas análises da ferramenta.

Worldometer

Além de trazer as métricas mais curiosas da população mundial, o Worldometer  faz um dos mais conhecidos e reputados painéis de  COVID-19, com dados globais agregados e também por país (como casos confirmados, óbitos e número de testes). Atualizado diariamente, o painel permite que os dados sejam filtrados e comparados como em uma planilha de Excel.

scanCOVID-19

Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICIT) da Fiocruz também desenvolveram esta plataforma, que captura registros sobre a produção de conhecimento em COVID-19 e reúne um conjunto de fontes de informação que procuram descrever um cenário do avanço do conhecimento no tema, em perspectiva internacional. Nela, é possível encontrar as publicações pre-prints, ensaios clínicos, artigos revisados por pares e até mesmo retratações de publicações.