Com o anúncio do plano de retomada das atividades econômicas e de lazer em vários municípios brasileiros, medidas de biossegurança extrapolam o ambiente de hospitais e estabelecimentos de saúde, passando ser incorporadas de forma cotidiana em estabelecimentos comerciais, educacionais, residenciais e demais espaços públicos.

Os estudos sobre o comportamento do vírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19) avançaram bastante desde o início da pandemia, de forma que o comportamento ambiental do agente infeccioso, a etiopatogenia da doença e o conhecimento das variantes socioculturais da população permitem a elaboração de normativas considerando as características peculiares de cada país.

Acompanhando a dinâmica do contágio e as especificidades da situação socioeconômica do país, o Observatório de Política e Gestão Hospitalar da Fiocruz (OPGH), em parceria com o professor Silvio Valle – pesquisador da Escola Politécnica de Saúde (EPSJV) e coordenador e docente de cursos de Biossegurança na Fiocruz – lança a Webgrafia - Procedimentos de Reabertura Institucional no contexto da COVID-19

Caso deseje incluir alguma publicação, ou sugerir exclusão, favor entrar em contato pelo correio eletrônico valle.fiocruz@gmail.com. Com a mudança do cenário epidemiológico, a atualização da webgrafia será descontinuada. A ultima atualização da webgrafia é do dia 26 de abril de 2022

VALLE, S. (Org.) Webgrafia Procedimentos de Reabertura Institucional na Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: https://observatoriohospitalar.fiocruz.br/conteudo-interno/opgh-disponibiliza-webgrafia-procedimentos-de-reabertura-institucional-na-pandemia Acesso.