Ano de publicação
2009
Autor
LIMA, Sheyla Maria Lemos.
Arquivo
Descrição
O objetivo geral do estudo foi identificar possibilidades e limites da contratualização
para a melhoria do desempenho, o incremento da prestação de contas, o
aprimoramento da gestão, a melhoria da assistência e a maior inserção dos hospitais
de ensino na rede de serviços de saúde, no âmbito do Programa de Reestruturação dos
Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS,
fornecendo ainda contribuições para o aperfeiçoamento dos processos de
contratualização dos hospitais de ensino no país, assim como para outras práticas de
contratualização de serviços de saúde.
Como objetivos específicos enumeraram-se: (1) identificar mecanismos indutores de
inserção do hospital na rede e sua relação com a contratualização; (2) identificar a
presença de estruturas e práticas qualificadoras da assistência e da gestão no hospital e
sua relação com a contratualização; (3) identificar alterações na produção de
atividades e de alguns indicadores de desempenho no hospital e sua relação com a
contratualização; (4) caracterizar o processo de contratualização entre secretarias e
hospitais considerando as recomendações do Programa de Reestruturação dos
Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS; e
(5) identificar os aspectos facilitadores, as dificuldades, os benefícios e finalmente
sistematizar as proposições de ajustes à contratualização.
Caracterizou-se como um estudo de caso de quatro hospitais de ensino e respectivas
secretarias contratantes, pré-identificados como experiências de contratualização mais
ou menos estruturadas. Foram entrevistados onze dirigentes dos hospitais e das
secretarias, além de um dirigente do MS. Na percepção dos dirigentes de hospitais, é
frágil a associação entre contratualização e a presença de mecanismos de inserção na
rede, de práticas e estruturas de qualificação assistencial e gerencial nos hospitais.
Hospitais mais estruturados assistencial e gerencialmente apresentaram uma
contratualização mais estruturada com a secretaria. Os contratos, na percepção dos
dirigentes, parecem ter concorrido para uma maior inserção dos hospitais na rede de
atenção e para um incremento da regulação por parte da secretaria. Houve um
aumento de produção da média complexidade ambulatorial e uma diminuição dos
procedimentos de atenção básica em todos os hospitais como desejado pelo Programa
entre o período de 2004 a 2007. Não é possível afirmar que este resultado tenha sido
devido à contratualização, pois foi encontrado tanto nos processos de contratualização
mais estruturados quanto nos menos. Alguns ajustes merecem ser efetuados tendo em
vista o aperfeiçoamento da contratualização. Dentre outros, o apoio ao
desenvolvimento gerencial e a estruturação organizacional de secretarias e hospitais
numa perspectiva de melhoria contínua; a revisão das estimativas de financiamento
dos convênios/contratos e do sistema de incentivos incorporando as equipes
assistenciais; a revisão de práticas e mecanismos de prestação de contas e a
disseminação da lógica contratual introduzindo contratos internos entre equipes e
direção do hospital e ampliando os contratos externos entre secretarias e outras
unidades de sua rede de serviços.